Por trás de uma grande obra há sempre dezenas, centenas de trabalhadores envolvidos nas mais diversas atividades. Pessoas com famílias, e muitas vezes com filhos, que aguardam ansiosamente a chegada do pai ou da mãe em casa após um longo dia. Dentro dessa engrenagem alguns profissionais são responsáveis por zelar pela saúde de todos. São verdadeiros anjos-da-guarda que previnem e mitigam riscos, analisam o ambiente, monitoram, criam planos de ação, enfim, que possuem um olhar especial.

 

Aqui na D6 Empreendimentos muitos desses anjos fazem parte da equipe de Marx Guterres Teló, gestor em segurança e saúde do trabalho e diretor da SPS Engenharia de Segurança do Trabalho. “Atuo com a D6 há mais de seis anos e sempre se mostrou uma empresa muito preocupada com o tema. Este compromisso vem desde a direção, setor da gestão da qualidade e acompanhamento da engenharia. Temos total autonomia para desenvolver nossa atividade e isto facilita e transforma o ambiente. A segurança é um dos pilares da empresa”, comenta.

 

Um dos grandes desafios do setor é o de conscientizar os empregadores. Isso porque muitos ainda o enxergam como um custo e não um investimento. Outro desafio é fazer com que os colaboradores, independente do segmento, entendam a importância da área. Na D6 essa conscientização começa desde o início da obra, ainda no estudo dos projetos, trabalhando o comportamento de todos os funcionários e prestadores de serviço. Esse cuidado também pode ser traduzido em números. “Não temos registro de acidentes graves e nossas obras nunca tiveram nenhum problema, como embargos por parte dos órgãos fiscalizadores”, comemora o gestor.

 

Outro cuidado evidente se dá por conta da Covid-19. Com a pandemia novas medidas foram tomadas. Foram desenvolvidos procedimentos de prevenção em cada canteiro por conta da pandemia. Algumas das ações são o distanciamento mínimo de um metro e meio, aferição da temperatura na entrada das obras e turnos para acesso e refeitório.

 

Investimento em treinamentos e EPIs

Como já relatado, a preocupação com a saúde e segurança na D6 começa ainda na fase de estudos dos projetos. Marx detalha que “da mesma forma que é desenvolvido o projeto estrutural, arquitetônico e o elétrico, a D6 já inicia com o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção Civil (PCMAT). Após isso iniciamos o acompanhamento técnico nas obras, com inspeções, diálogos, conscientização, reuniões, conferência de documentações”.

 

Além do cuidado desde o início, um dos pilares desse sucesso também está na capacitação constante das equipes. Todos os treinamentos das Normas Regulamentadoras (NRs) da construção civil são realizados, como o da NR-18 (Integração a construção civil), NR-12 (máquinas e equipamentos) e NR-35 (trabalho em altura).

 

Aqui destacamos a NR-18. Ela estabelece processos, diretrizes e medidas de proteção ao trabalhador da construção civil e recebe total atenção tanto da D6 quanto da SPS. “Teremos, agora em agosto de 2021, a atualização da norma, que vai se tornar mais clara e objetiva, dando mais autonomia para os profissionais”, explica Marx.

 

Outro assunto obrigatório quando se fala em segurança do trabalho é o uso dos equipamentos de proteção individual (os famosos EPIs). Todos são fornecidos aos funcionários e há um rigoroso acompanhamento por parte da empresa para garantir o seu bom uso. Mas, se engana quem pensa que os EPIs são a base da pirâmide. Pelo contrário, eles são o que poderíamos chamar de última instância.

 

“Os EPIs são de suma importância para a proteção. Mas, nós trabalhamos para o EPI ser a última medida de proteção. Primeiro as medidas administrativas, depois as medidas de proteções coletivas e, caso o risco não for eliminado, aí trabalhamos o uso do EPI”, explana

 

Obrigado!

Fica aqui o nosso agradecimento por toda a doação e vocação que você – auxiliar, técnico, engenheiro, enfermeiro, médico, enfim, profissional que atua na área demonstra todos os dias. Obrigado por cuidar tão bem de vidas e famílias que ajudam a construir sonhos.

 

28 de abril – Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Deixe um Comentário