Área privativa, área útil, área comum… qual a diferença?

Quem busca um imóvel, seja para compra ou locação, certamente já se deparou com termos como “área privativa”, “área comum”, entre outros. Mas afinal, na prática, o que significa cada uma destas expressões? Como elas impactam o seu dia a dia? Pra te explicar tudo sobre cada nomenclatura, te ajudando a evitar até mesmo decepções ou surpresas, preparamos este post especialmente sobre o tema. Confira!

A importância

Antes de qualquer coisa, é preciso entender porque é importante entender as diferenças. São muitos os motivos, mas a gente destaca dois. O primeiro é o aspecto financeiro, já que taxas e impostos como o IPTU, por exemplo, levam em consideração os indicadores de área. O outro ponto é a usabilidade/funcionalidade do apartamento. Não são poucas as pessoas que fazem confusão e podem, muitas vezes, se frustrar por achar que o apartamento é maior do que o anúncio aparenta. Agora, vamos entender o que cada termo significa?

Área privativa

É o seu espaço. A sua sala, a sua cozinha, quartos, etc. Aqui, vale um ponto de atenção: a garagem também conta como área privativa! Logo, quando você vê um anúncio com a área privativa, deve se atentar que ela representa a soma do apartamento em si com o espaço da garagem. As paredes também entram nessa conta. Paredes que dividem apartamentos são divididas entre as respectivas unidades. Já as paredes externas, sem divisão com outras unidades, ficam totalmente na conta da sua área privativa.

Área útil

Essa é fácil! O nome já diz tudo. É o espaço que você realmente tem à sua disposição, já descontando a área de paredes, vigas ou pilares de modo geral.

Área comum

Mais uma que é superfácil de entender. A área comum é toda aquela que pode ser usada no seu condomínio, como piscinas, salões de festa, quadras, elevadores, halls, enfim, toda a área de circulação livre para todos. Ela é importante para entendermos o cálculo de área total, que veremos logo em seguida.

Área total

Por fim, chegamos à área total. Essa é um pouquinho mais complexa, já que envolve uma pequena conta. Ela é a soma da sua área privativa com a área comum proporcional – isso é, a divisão de todos os espaços comuns pelo número de unidades.

Conseguiu entender a diferença entre cada uma destas nomenclaturas? Lembre-se de sempre identificar qual delas consta no anúncio do apartamento que você está olhando para compra ou locação, evitando surpresas na hora de realmente conhecer o imóvel. Aproveite a visita ao nosso blog e conheça os lançamentos da D6 Empreendimentos, como D6 Ocean View! Até a próxima!

Deixe um Comentário