Complexo Portuário de Itajaí em alta

Com ampla história e consolidado no mercado nacional e internacional, o Porto de Itajaí vem apresentando números bastante importantes neste início de 2025. Uma retomada importante para o complexo, que teve sua movimentação comprometida por um período de quase dois anos, em imbróglios licitatórios.

Após um longo período municipalizado, o porto também contou, recentemente, com uma mudança importante: voltou a ser gerido pelo governo federal, neste momento sob a  Autoridade Portuária de Santos (APS).

A seguir, você confere um pouco mais sobre esse momento de retomada, conhecendo alguns dos números do complexo – que impactam a economia não apenas de Itajaí, mas de todo o estado e do país. Confira!

Janeiro expressivo

Depois de um período de inatividade de quase dois anos, o Complexo Portuário de Itajaí vem apresentando resultados expressivos nos últimos meses. O porto movimentou 1,27 milhão de toneladas no primeiro mês de 2025, número bastante significativo.

O empreendimento registrou aumento em todos os indicadores de movimentação de cargas no mês de janeiro deste ano – em comparação ao mesmo período de 2024.

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que “o crescimento em janeiro é resultado do bom entendimento entre a comunidade portuária de Itajaí e Navegantes, suas administrações municipais e a gestão pública técnica da APS-Itajaí”.

Em relação a mudança de gestão, da esfera municipal para a federal, Pomini afirmou que abriu “a gestão à participação local, inclusive aproveitando os empregados que já estavam na casa, e isso vem permitindo grandes avanços na retomada da grandeza do Porto”.

Interessante perceber também a importância do Porto de Itajaí para a exportação de produtos brasileiros para o exterior, uma vez que o porto tem maior movimentação de exportação do que de importação. São, ao todo, 185,4 mil toneladas de cargas exportadas, contra 174,5 mil de cargas desembarcadas.

Cruzeiros auxiliam nos bons números

Um ponto que ajudou bastante nos bons números de janeiro foi o alto número de navios de cruzeiros que atracaram no complexo no período. Das 17 atracações ao longo do mês, 13 foram de navios de passageiros – que movimentam bastante outros setores, como o turismo e o comércio local.

Números gerais

Em relação aos números totais, o complexo portuário teve um total de 102 atracações em janeiro, um aumento de 28% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Quando o assunto é a movimentação de contêineres, o aumento foi de 21%, chegando aos 117,8 mil TEU. De todo o montante movimentado – de 1,27 milhão de toneladas – 54% representam o fluxo de desembarque, contra 46% de embarque. Mais uma vez um número positivo em relação a 2024, desta vez, na casa de 26%.

O porto, a economia e cidade de maneira geral está com tudo, não é mesmo? Quer saber mais sobre Itajaí e região? Fique com a gente, navegando por nosso blog. Aproveite para conhecer o Sun Coast, empreendimento da D6 com localização privilegiada e acabamento de alto padrão. Até a próxima!

Deixe um Comentário